Balanço de 2018 e organizando as metas de 2019

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.

Chers Lecteurs , 

Começo escrevendo esse post em Fevereiro porque em Janeiro ainda tinha muitas coisas para acontecer que envolviam minhas metas de 2018 – inclusive minhas férias -, hoje me encontro mais preparada e tranquila para analisar o ano anterior, melhorando o que não deu certo e organizando as metas que precisam ser cumpridas ao longo desse 2019.

Então vamos lá, no ano passado criei uma forma de organizar minhas metas que expliquei nesse post e tentei seguir o máximo possível, porém a vida é tão cheia de surpresas que às vezes é difícil seguir exatamente o que você havia planejado, porém é imprescindível não desistir.

  • O primeiro ponto foi relacionado a Finanças, no qual havia me comprometido a: eliminar todas as minhas dívidas, não gastar excessivamente e guardar dinheiro. Consegui cumprir todas essas metas – o que me deixa feliz e mais leve – e hoje me encontro com menos dinheiro do que eu ganhava ano passado, mas sem nenhuma dívida e uma reserva que pode ser melhorada se continuar com o hábito de poupar. O Aplicativo “Minhas Economias” foi de suma importância para controlar e planejar meus gastos, ainda continuo usando – falei mais sobre ele nesse post.
  • O segundo ponto são os Estudos, me comprometi no começo do ano a melhorar a minha qualificação profissional através de um curso especializado em E-commerce. Foi de grande importância para que eu pudesse ter certeza da carreira que eu queria seguir – já que eu iria começar a minha preparação para o vestibular de Marketing – , foram dias de muito aprendizado em que a cada dia melhorava minha minha forma de trabalhar e melhorava minha visão sobre o mercado. Vou compartilhar a minha experiência e explicar um pouco mais sobre esse curso em um próximo post.
  • Além desse curso, ingressei em um cursinho, para me preparar para os vestibulares de São Paulo e o ENEM. Foram muitos dias de dedicação, já tinha meus horários reservados para estudos e ainda colocava mais algumas horas sempre que podia – expliquei como organizei minha rotina de estudos nesse post. Pra mim, foi a primeira vez que levei os estudos bem a sério me sentindo presente e focada. Ademais, no meio do ano pude aumentar minha carga de estudos após me desligar do meu trabalho, ou seja, foi foco com força total que rendeu muitos frutos colhidos em 2019.
  • O terceiro ponto eu vacilei, era cuidar do Blog o ano inteiro, tinha isso como meta também para 2018, mas foi por água abaixo em março quando fiz o meu último post. O problema é que não conseguia conciliar trabalho, cursos e ainda montar posts e conteúdos de qualidade, então foquei só nos estudos e deixei esse sonho adormecido, até esse ano de 2019. Mês passado me peguei analisando meu Projeto de Vida e em todos os 6 anos existem metas relacionadas ao blog, então eu parei para refletir o porque eu nunca conseguia continuar a produzir conteúdo, e encontrei a resposta: eu mesma me sabotava não querendo assumir a responsabilidade de criar conteúdos por medo de não ser o suficiente, de fazer papel de besta na internet e uma série de outras coisas que só me afastava desse projeto. Nesse post eu conto um pouco mais sobre o que vai acontecer com o blog.

Contudo posso dizer que o ano de 2018 foi o ano da organização e do foco, no qual eu aprendi e reaprendi muitas coisas que me ajudaram a evoluir pessoalmente e profissionalmente. Foi o ano em que comecei novos ciclos e encerrei outros que me ajudaram a amadurecer e entender que eu sou responsável por tudo o que eu faço e que eu preciso cuidar de mim em todos os aspectos da vida.

Levo para 2019 toda essa bagagem e colho os frutos dos projetos que deram certo (Aprovada no Vestibular!!!!).

Insisto nos meus sonhos para que eles não se percam no caminho

A organização das metas em 2019 terá a ajuda de uma agenda do ano atual + meu caderno de projetos no qual estão todas as metas de 6 anos, é com base neles e nos aplicativos de organização que eu vou me manter focada nos meus objetivos durante esses longos 11 meses.

Como vocês sabem não é legal ficar falando suas metas para todo mundo antes de realmente se concretizarem, então não vou deixar aqui listado todas as minhas metas, mas ao longo do ano vocês vão entendendo quais são meus objetivos e espero que em 2020 eu possa fazer um balanço de 2019 pra vocês sem vacilar no ponto do blog!

Exercícios da Gaya

Para encerrar o post eu proponho um exercício pois meu objetivo é que você, assim como eu, possa realizar tudo o que planeja, então vamos lá:

  1. Faça um balanço de 2018. Pode ser em um papel, no seu diário, no blog ou de qualquer outra forma que consiga analisar tudo o que aconteceu, seja realista e otimista sempre em busca de melhorar.
  2. Defina e organize suas metas de 2019. 

Espero de coração que você tenha gostado do post. Fique a vontade para deixar um comentário compartilhando suas experiências e/ou ajudando o blog a evoluir.

Vejo vocês no próximo post!

Bisous.

Me acompanhe nas redes:
Insta: @gayagreenblog | Face: Gaya Green

 

Um comentário em “Balanço de 2018 e organizando as metas de 2019

Deixe um comentário