5 dicas para organizar uma rotina de estudos para a faculdade

Saber esperar também é importante, por isso semeie aos poucos o sucesso de amanhã.

Chers Lecteurs ,

No post de hoje quero levá-los a organizar de uma maneira eficaz uma rotina de estudos, com foco em rendimento e matérias em dia, então, se você não quiser deixar a matéria acumular esse e o próximos semestres continue lendo o post e anote todas as dicas.

#1 Organize seus horários

Determinar seus horários de estudos é fundamental para que seu cérebro entenda e aceite que em determinado tempo você deve estar totalmente focada(o). Então primeiro, anote (pode ser em uma agenda física ou online como a do Google) todas as aulas que terá durante a semana.

5_dicas_para_organizar_uma_rotina_de_estudos_para_a_faculdade_imagempost

#2 Organize sua rotina de estudos fora da faculdade

Ir a todas as aulas e absorver o conteúdo é importantíssimo, porém, quando alinhamos com uma rotina definida do que estudar fora o horário de aula você consegue fixar muito melhor o conteúdo e dessa forma a chance de você pegar DP serão bem baixas ou quase zero.

Então, de acordo com a sua agenda defina horários para estudar – no meu caso defini (por enquanto) estudar todos os dias da semana 3 horas antes de começar minhas aulas, assim, posso aproveitar a infraestrutura da faculdade acessando a biblioteca, a sala de estudos e qualquer outro local que eu possa desenvolver meus conhecimentos.

Dica bônus da Gaya: uma forma dessas horas de estudos serem bem aproveitadas é definir antes o que estudar para que o fortalecimento da validação seja feito de maneira efetiva.

Por exemplo: Decidi fazer 2 estudos nessa 3 horas que reservei e irei dividir cada tarefa em 1h30.

 – Tarefa 1: Estudar (validar) a matéria do dia anterior. Você pode também realizar exercícios e desenvolver seus trabalhos do semestre relacionados a matéria.
 – Tarefa 2: Estudar a matéria do dia e fazer anotações (se preparando para receber a explicação do professor).

#3 Organize suas leituras e atividades extras (amplie seu conhecimento)

Além das aulas e estudos para fixação de conteúdo os professores sempre acabam passando algo além da aula como exemplos ou complementos, por isso, é importante sempre anotar esses conteúdos e estudá-los. Ademais, é imprescindível ler e entender as ementas e bibliografias que estão disponíveis no projeto pedagógico de cada curso, elas te darão base para entender as aulas dos professores.

5_dicas_para_organizar_uma_rotina_de_estudos_para_a_faculdade_imagempost2.png

Mas Gaya, como vou conseguir fazer todas essas leituras e atividades extras?

Bom, essa parte vai depender do quanto de esforço e necessidade você tem.

No meu caso, eu tenho um tempo para leitura e pesquisa que não faz parte da minha rotina de estudos e sim de VIDA, essas leituras costumam acontecer antes de dormir e no ônibus que são horas que considero ociosas e a leitura foi uma forma de eliminar essa ociosidade e adquirir conhecimento.

#4 Organize sua saúde física e mental

No começo do semestre estamos até tranquilos e motivados a estudar, mas quando começa a primeira prova ou está na semana de entrega ou apresentação de trabalho, começa também a bater aquele desespero que vai até o final do semestre.

É claro que nervosismo e ansiedade é natural nesse meio acadêmico, porém não podemos ultrapassar os limites do nosso corpo sendo necessário nos cuidarmos cotidianamente buscando sempre um estilo de vida saudável e que se adapte as nossas tarefas já definidas.

Dica da MÃE Gaya:

  • agende uma consulta no médico para ver se está tudo bem – você vai precisar de muita saúde para conseguir manter uma rotina organizada e sem estresse!
  • faça algum tipo de exercício físico – não precisa pagar uma acadêmica (a não ser que você já faça), você pode fazer caminhadas ou utilizar aplicativos no celular com treinos de 5, 15, 20 minutos adaptando-os aos seus horários.
  • tenha uma alimentação saudável – lembre-se que a comida pode ser uma grande distração para os estudos, então defina bem seus horários para se alimentar e procure não comer nada muito pesado antes de começar a estudar, isso pode prejudicar a validação.
  • tenha momentos de lazer – é importantíssimo se desligar dessa rotina em algum momento do dia e se conectar com algo que você gosta e sente prazer, então saia com seus amigos, família, assista um filme, série, vídeos no youtube, medite, durma ou simplesmente não faça nada, você vai se sentir renovado!

#5 Organize sua motivação

Para fechar com chave de ouro essas dicas eu coloco meu último ponto (se não o mais importante) que é manter-se motivado. No começo, tudo é sempre “as mil maravilhas” pois você está empolgado com toda a situação, se acha confiante, se organizou bem, mas depois de um certo período a empolgação não é mais a mesma e para não cair nessa armadilha você precisa refletir para entender o motivo da desmotivação.

Uma das formas que eu tenho de me manter motivada é sempre reler meu planejamento de vida, as minhas metas do ano (explico um pouco mais sobre metas nesse post) e assistir vídeo motivacionais, isso me faz não esquecer do que eu realmente quero me dando mais energia para não desistir.

5_dicas_para_organizar_uma_rotina_de_estudos_para_a_faculdade_imagempost3.png

Exercício da Gaya para motivação

Faça essas 4 perguntas a si mesmo quando se sentir desmotivado:

  1. Por que estou desmotivado?
  2. Há alguma distração?
  3. Gosto do que faço?
  4. Estou fisicamente e mentalmente bem?

Reflita sobre essas perguntas, ache o erro e trabalhe para melhorá-lo a cada dia.

Espero que essas dicas ajude tanto eu quanto você a criar uma rotina com mais produtividade e organização.

Fique a vontade para deixar um comentário compartilhando suas experiências e/ou ajudando o blog a evoluir.

Vejo vocês no próximo post!

Bisous.

Me acompanhe nas redes:
Insta: @gayagreenblog | Face: Gaya Green

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s